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BMW HP4 Race - A força da leveza

19/05/2017 09:00  - Fotos: Divulgação
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BMW HP4 Race ganha potência e reduz peso com adoção de fibra de carbono na estrutura

 

por Victor Alves
Auto Press
  
A BMW resolveu mudar o status de marca de requinte e conforto quando apresentou, em 2010, a S 1000 RR. Essa superesportiva tornou-se uma vitrine tecnológica da BMW e demonstrou a capacidade da fabricante de enfrentar as já consagradas japonesas e italianas mais ferozes do mercado. Em 2013, chegou a BMW HP4 – baseada na S 1000 RR – que ganhou mais equipamentos, mais sistemas eletrônicos e redução de peso, o que elevou seu desempenho. Agora, a marca alemã apresenta a HP4 Race, com quadro e rodas em fibra de carbono, motor de quatro cilindros de 215 cv e ainda mais controles eletrônicos.
Com produção de 750 unidades para todo o mundo, a BMW HP4 Race será montada uma a uma por um grupo de engenheiros da marca. São usadas peças ainda não usuais em escala de produção, o que demanda atenção e exclusividade na montagem. Materiais como fibra de carbono compõem a estrutura da superesportiva, como o quadro e as rodas. Isso contribuiu para uma redução de peso em relação ao modelo de origem, a S 1000 RR, de 33 kg – a nova superesportiva pesa 171 kg. As rodas, que também foram feitas especialmente para a HP4 Race, pesam 30 % a menos. A título de curiosidade, o quadro da moto pesa somente 7,8 kg.
Para garantir a fúria da superesportiva, a BMW equipou a HP4 Race com um motor de quatro cilindros em linha, de 999 cm³ de cilindrada. A posição do propulsor foi escolhida de forma que ficasse inclinado em 55 graus à frente para que o centro de gravidade fosse melhorado. A moto sofreu reajustes que elevaram a potência de 199 cv para 215 cv a 13.900 rpm. O torque fica na casa dos 12,24 kgfm em 10 mil rpm, com corte na injeção em 14.500 rpm. A redução no peso e o aumento nos números de potência fez com que a relação peso/potencia alcançasse 1,3 cv por quilo.
Outros equipamentos acompanham a fúria do trem de força e garantem o estratosférico desempenho da HP4 Race. O conjunto da suspensão é regulável e conta com um garfo invertido Ohlins FGR 300 Fork na dianteira e um sistema em monobraço na traseira Ohlins TTX 36 GP Shodk, em balança de alumínio. Os freios são a disco e superdimensionados, com dois discos de 320 mm de diâmetro na dianteira que atuam com pinças Brembo monobloco GP4 PR. O assistente de freio motor com programação em até 15 níveis de funcionamento também ajuda na segurança. 
Além da mecânica invejável, a HP4 Race esbanja na eletrônica. Ela tem controle de tração em 15 níveis, controlador de empinadas nas largadas e limitador de velocidade de entrada no box. O painel digital guarda as informações sobre desempenho e sobre as voltas, e o câmbio permite trocas de marcha sem necessidade de desaceleração.
A supermoto da BMW não é permitida para rodagem nas ruas, já que não dispõe de faróis, setas, farolete e espelhos. Ou seja, é destinada exclusivamente para pistas e circuitos fechados. Embora não tenha uma data certa de chegada ou mesmo o preço definido, a marca deixou clara a intenção de comercializar a motocicleta por aqui em breve, para aproveitar os bons resultados de vendas dos modelos de alta cilindrada no mercado brasileiro. Das 750 unidades que serão produzidas no mundo, ainda não foi definido quantas virão para o Brasil.
 

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