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Teste: Audi A3 sedã Ambition - Tecnologia virtual

30/08/2017 09:00  - Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Notícias
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Audi A3 Ambition sedã tem desempenho de série e farta eletrônica nos opcionais
 
Por Márcio Maio
Auto Press
 
 
Quando a Audi nacionalizou o sedã A3 – as primeiras unidades saíram da linha de produção paranaense em novembro de 2015 –, reduziu o quanto pôde as diferenças em relação ao modelo importado. A principal delas foi no motor 1.4, que passou a ser flex e chegou aos 150 cv de potência. Neste ano, para a linha 2017, a marca alemã reservou para a versão de topo Ambition, com propulsor 2.0, uma novidade que tem sido inserida nos principais lançamentos da fabricante: o virtual cockpit, tela de TFT configurável e totalmente digital, com 12,3 polegadas, que ocupa todo o cluster de instrumentos e traz mapas de navegação sobre fotos do Google Earth. Não é um item de série – é oferecido em um pacote opcional –, mas certamente é o principal destaque da virada de ano da configuração produzida em São José dos Pinhais, que chegou às lojas em março último. 
Algumas alterações estéticas foram promovidas para alinhar o A3 brasileiro ao oferecido na Europa desde o ano passado. As mudanças se concentram na parte frontal, com novo design de faróis, lanternas, grade e para-choques. Na frente, o para-choque foi redesenhado, a grade em peça única, chamada de Singleframe, ficou maior e ganhou contornos mais nítidos, enquanto os faróis bixenônio passam a trazer recortes afiados na borda inferior. Na traseira, a lanterna ganhou nova trama nas luzes de led e o para-choque também foi ligeiramente alterado. O desenho das rodas de 17 polegadas também mudou – agora têm cinco raios. 
A variante mais cara da gama A3 sedã tem sob o capô o motor 2.0 TFSI, bastante semelhante ao utilizado pelo Volkswagen Golf GTI. Ele rende 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, disponível na faixa entre 1.500 e 4.400 rotações. Em relação às configurações mais baratas – Attraction e Ambiente –, a Ambition traz uma suspensão mais sofisticada, com sistema multilink no lugar da barra de torção. A transmissão também é mais esportiva, automatizada de dupla embreagem e seis velocidades, enquanto as demais variantes têm câmbio automático de seis marchas. 
A lista de itens de série do sedã inclui bancos com forração de couro sintético, sendo os dianteiros com abas mais pronunciadas, que ajudam a segurar o corpo nas curvas. Para o motorista, os ajustes são elétricos, inclusive de apoio lombar. Ar-condicionado é de duas zonas e digital e o sistema de rádio MMI com tela de sete polegadas eletricamente rebatível está presente. Porém é nos pacotes opcionais que estão os melhores destaques da tecnologia embarcada do A3 Ambition – claro que eles elevam bastante o preço inicial de R$ 156.190. Para ter o virtual cockpit e rádio MMI Plus com sistema de navegação, é preciso desembolsar mais R$ 16.500. Acrescendo sistema de navegação 2D, Smartphone Interface – que permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo – e conjunto ótico em leds, a conta sobe outros R$ 21 mil. E assistente para luz alta, câmara de ré com sensores de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo e chave presencial custam R$ 15 mil adicionais. Ou seja, todos os opcionais somam R$ 52.500 e elevam o preço do A3 sedã para além da ambiciosa barreira de R$ 200 mil.
 
Ponto a ponto
 
Desempenho – O A3 Ambition acelera com um vigor que impressiona. O 2.0 turbo é extremamente bem disposto e empurra facilmente o três volumes de 1.320 kg, principalmente quando está no modo de condução Dynamic. O torque máximo de 35,7 kgfm está disponível a partir das 1.500 rpm e se mantém pleno até os 4.400 giros. Isso se traduz em grande força em arrancadas e retomada. Chama atenção a boa relação peso/potência da variante: 6 kg/cv. Nota 9.
 
Estabilidade – Apesar da vocação esportiva, a suspensão se adapta bem aos desníveis das ruas brasileiras. O comportamento em curvas é sempre neutro, mesmo em velocidades elevadas, e a direção se mostra extremamente firme e segura. Dificilmente é necessária a ajuda dos sistemas eletrônicos de segurança – mas os tranquilizadores controles eletrônicos de estabilidade e tração estão ali. Nota 9.
 
Interatividade – A maior parte dos comandos é bem localizada e de fácil acesso, mas a central multimídia não conta com tela sensível ao toque. É ruim mexer no aparelho pelo botão giratório, ainda mais quando se está em movimento. E dificulta também que o passageiro possa operar o equipamento no lugar do motorista – a não ser que o carona seja canhoto. A transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas tem aletas no volante, instigando o uso das trocas manuais. Nota 7.

Consumo – O InMetro registrou 10,3/12,8 km/l de consumo em cidade/estrada no Audi A3 Ambition – que só roda com gasolina. O consumo energético ficou em 1,94 MJ/km e a versão recebeu nota A no segmento e B no geral, com direito ao Selo Conpet de Eficiência Energética fornecido pelo órgão. Nada mau quando se considera a força de seu propulsor. Nota 8.
 
Conforto – O espaço não é tão farto – o entre-eixos é de 2,64 metros enquanto outros médios do mercado giram em torno de 2,70 metros. Quatro pessoas viajam bem, mas não há grande folga. Os bancos têm boa densidade e recebem bem os ocupantes. A suspensão facilita a vida a bordo, absorvendo com eficiência os impactos da buraqueira brasileira. Nota 8.
 
Tecnologia – A plataforma modular MQB é nova, de 2012, e usa materiais modernos, com chapas de aço mais finas na carroceria. O motor 2.0 turbo tem uma série de vantagens, como injeção indireta adicional à injeção direta, ajuste no curso das válvulas de exaustão por elevação e coletor de escapamento integrado ao cabeçote. A lista de itens de série contempla bons itens de segurança e conforto e há até, opcionalmente, controle de cruzeiro adaptativo. Nota 9.
 
Habitabilidade – Há bons espaços para guardar celular, chave, carteira e outros objetos. O acesso aos bancos dianteiros e traseiros é tranquilo, graças ao bom ângulo de abertura das portas. O teto solar amplia a sensação de espaço e o porta-malas, de 425 litros, é compatível com a categoria. Nota 8.
 
Acabamento – Na linha 2017, volante e alavanca de seta do A3 Ambition são semelhantes às do A4. Todas as luzes internas são agora em leds e o botão giratório da central multimídia tem anel com iluminação branca. Bancos são forrados em couro sintético e os materiais, de maneira geral, são de boa qualidade e com um toque agradável. As superfícies, porém, não são sotftouch. Destaque para as peças com aspecto de aço escovado da cabine. Nota 8.
 
Design – Tudo é bem harmônico no desenho do A3 sedã, inclusive a mistura de sua forma clássica com elementos que reforçam uma imagem moderna e esportiva. Há novo design de faróis na linha 2017, com lanternas, grade e para-choques também renovados. A grade dianteira no estiulo “bocão” remete ao A4 e os faróis bixenônio possuem recortes pontiagudos na borda inferior. A traseira acentua a largura do carro e as rodas passaram a contar com cinco raios. As ponteiras de escapamento cromadas expressam a vocação esportiva da variante na parte de trás. No estilo, segue o velho conceito da Audi, de deixar todos seus modelos parecidos, sem se preocupar em ser ousado ou criativo. Nota 8.
 
Custo/benefício – O Audi A3 sedã Ambition começa em R$ 156.190, mas seus pacotes de opcionais elevam demais seu preço final para além dos R$ 200 mil. Mesmo completo, é mais em conta que um Mercedes-Benz CLA 250 Sport, que já vem equipado no mesmo nível, mas bate os R$ 220 mil. Nota 6.
 
Total – O Audi A3 sedã Ambition somou 80 pontos em 100 possíveis.
 
Impressões ao dirigir

Vigor discreto
 
O Audi A3 sedã nem é um modelo que se destaque tanto nas ruas das grandes cidades brasileiras. Principalmente em uma cor que, apesar de charmosa, não chama tanta atenção, como a azul da unidade testada. O visual clássico da marca com algumas linhas e traços modernos, por outro lado, agradam por onde ele passa. E a configuração de topo Ambition, apesar de não ter um visual tão distante das configurações de entrada Attraction e da intermediária Ambiente, faz jus à ideia de esportividade já característica dos modelos da marca alemã. 
O mérito aí é todo do motor 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, este último já disponível a partir de 1.500 rpm e intacto até 4.400 giros. Arrancadas instigam o motorista a pisar cada vez mais forte no pedal do acelerador. O três volumes se mostra vigoroso em qualquer faixa de rotação e ultrapassagens e retomadas são sempre eficientes e seguras. 
A estabilidade do modelo também se destaca. Seja em grandes retas ou trajetos sinuosos, o sedã se mantém sempre sob controle e parece rodar sobre trilhos. O controle eletrônico de estabilidade quase não dá as caras e dificilmente surge qualquer sensação de insegurança. Além disso, a lista de itens de opcionais do A3 Ambition é bem farta, contemplando inclusive controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que facilita bastante a vida do condutor durante os engarrafamentos típicos das metrópoles. 
Apesar de não trazer grandes luxos, o interior do A3 Ambition se mostra confortável. O isolamento acústico é excelente, deixando a cabine em silêncio quando se alivia o pé direito do acelerador e permitindo que um ronco instigante invada o habitáculo quando se exige mais vigor do propulsor – principalmente quando o motorista adota o modo de condução Dynamic e utiliza as “borboletas” atrás do volante para mudar manualmente as marchas.
 
Ficha técnica
 
Audi A3 sedã Ambition
 
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível, turbocompressor e comando variável de válvulas na admissão e no escape.
 
Transmissão: Câmbio automatizado de dupla embreagem com seis velocidades à frente e uma a ré e paddle shifts atrás do volante. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
 
Potência máxima: 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm.
 
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,9 segundos.
 
Velocidade máxima: 250 km/h, limitada eletronicamente.
 
Torque máximo: 37,7 kgfm entre 1.500 e 4.400 rpm.
 
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores e barra estabilizadora, apoiada em subchassi em alumínio. Traseira multilink. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
 
Pneus: 225/45 R17.
 
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.
 
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,46 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,41 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho.
 
Peso: 1.320 kg.
 
Capacidade do porta-malas: 425 litros.
 
Tanque de combustível: 50 litros.
 
Produção: São José dos Pinhais, Paraná.
 
Itens de série: Teto solar elétrico panorâmico, sistema Audi drive select, faróis bi-xenônio, rodas de liga leve de 17 polegadas, retrovisores eletricamente ajustáveis, aquecíveis e rebatíveis, ponteira de escapamento cromadas, luzes internas de leds, entrada USB, bancos de couro sintético, assento do motorista com ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias, ar-condicionado com comando digital e duas zonas de temperatura, computador de bordo com display colorido e sistema de áudio com Audi music interface, rádio MMI e conexão Bluetooth com tela eletricamente rebatível de sete polegadas. 
 
Preço: R$ 156.190.
Opcionais: 
Pacote Navegação/Virtual Cockpit: Rádio MMI Plus com sistema de navegação, Virtual Cockpit, Smartphone Interface e volante esportivo multifuncional com base aplanada. Preço: R$ 16.500. 
 
Pacote Ambition Plus: Sistema de navegação 2D, Smartphone Interface e faróis full led e lanternas traseiras em leds. Preço: R$ 21 mil. 
 
Pacote Assistance Plus: Assistente para luz alta, Câmara de ré com sensores de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front e chave presencial. Preço: R$ 15 mil.

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