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Teste: Audi Q7 Ambition 3.0 TFSI - Dimensão própria

06/02/2018 21:05  - Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
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Teste: Audi Q7 Ambition 3.0 TFSI - Dimensão própria

Audi Q7 Ambition 3.0 TFSI mostra que SUV grande pode ser familiar e esportivo

por Márcio Maio
Auto Press

Nos últimos anos, a Audi tem crescido no Brasil de forma consistente. Voltou a produzir carros no país – na linha A3 e Q3 – e aposta no aumento das vendas no nicho que mais se destaca no cenário não só nacional, mas global: de SUVs. Está aqui toda a sua linha renovada, exceto pelo menor de todos, o Q2, que deve ser lançado este ano. Mas no caso do Audi Q7, não é bem o volume de vendas que interessa mais. Em 2016, quando a segunda geração chegou, apenas 177 unidades foram emplacadas – sempre na versão Ambition, com motor a gasolina ou a diesel. Já em 2017, sem o apelo da novidade, esse número caiu para 133. O utilitário grande serve mesmo como uma vitrine tecnológica para a marca, pois agrega as principais novidades disponíveis na fabricante das quatro argolas. E é com o propulsor 3.0 turbo a gasolina que ele expressa sua veia mais esportiva, a despeito de suas quase duas toneladas de peso e dimensões avantajadas.

 

O propulsor a gasolina rende 333 cv de potência e 44,9 kgfm de torque, sempre acompanhado pelo sistema de tração integral Quattro e câmbio automático de oito velocidades. O trem de força é suficiente para levar o modelo à máxima de 250 km/h – limitada eletronicamente – e partir do zero e chegar aos 100 km/h em apenas 6,1 segundos. Para reduzir o consumo gasto diante de tanto vigor, a Audi adotou no Q7 Ambition 3.0 TFSI um sistema inteligente start/stop, que desliga o motor quando o carro atinge velocidade inferior a 7 km/h.

 

 

A lista de itens de série é razoável, mas a melhor parte fica reservada aos pacotes opcionais pagos por fora. O virtual cookpit – tela de 12,3 polegadas personalizável com as principais informações do veículo no lugar do quadro de informações – vem de fábrica. Há também head up display e central multimídia com sistema de voz, navegação GPS, Bluetooth e acesso à internet e sistema de som premium da Bose. A tela no console central é escamoteável, mas não touch.

 

 

Ele traz como opcionais controle de cruzeiro adaptativo, eixo traseiro dinâmico, que esterça eletricamente as rodas em até 5º, faróis full led, sensor de ponto cego, assistente de desembarque e de tráfego reverso e suspensão adaptativa a ar, no entanto, ampliam bastante o preço inicial, de R$ 424.990 – completo, passa de R$ 520 mil. Aí incluído uma terceira fileira de bancos, que eleva a capacidade para sete passageiros.

 

 

O Q7 é o maior SUV da marca – divide a plataforma com o Porsche Cayenne, também do Grupo Volkswagen. Ele tem 5,05 metros de comprimento, 1,97 m de altura, 1,74 m de largura e 2,99 m de distância entre-eixos, com peso de 1970 kg. Por fora, a grade dianteira tem frisos grossos e cromados que se alinham aos faróis e, na lateral, um grande vinco percorre o perfil inteiro, se ligando ao contorno da lanterna e dos faróis. Por dentro, o couro dos revestimentos pode ser em quatro tonalidades diferentes: preta, cinza, bege ou marrom. Na frente, todos os ajustes são elétricos e o do motorista conta com memória. Ar-condicionado automático de quatro zonas e iluminação interna em leds também são de série.

 

Ponto a ponto


 

Desempenho – Os propulsores utilizados pela Audi têm como característica marcante o vigor. Não é diferente com o 3.0 V6 turbo, com 333 cv, do SUV Q7. Ele se mostra disposto em qualquer faixa de giro. Basta pisar com força o acelerador para se fazer presente e colar as costas dos ocupantes no banco. A velocidade sobe de forma surpreendente, mesmo com quase duas toneladas de peso do utilitário esportivo. Prova disso é o bom zero a 100 km/h, cumprido em apenas 6,1 segundos. Nota 10.

 

Estabilidade – O Q7 se mostra absolutamente neutro nas curvas, apesar do porte de utilitário grande. Para isso, contribui seu peso, mas também o eficiente conjunto suspensivo. Mesmo quando se exagera na velocidade, a tração integral faz com que as quatro rodas mantenham sempre a aderência. A direção elétrica também induz a sensação de segurança, já que ganha boa firmeza a cada avanço do ponteiro do velocímetro. Nota 10.

 

 

Interatividade – De maneira geral, a Audi – assim como as outras marcas premium alemãs – trabalha na estratégia do “oito ou 80”. Quase tudo é muito bem resolvido no modelo germânico, a começar pela pequena alavanca da transmissão, que é prática e muito charmosa. O cockpit virtual, presente nos últimos lançamentos da fabricante, é complementado pelo head up display, fazendo com que dificilmente o motorista precise desviar demais seu olhar do trajeto. Mas o sistema multimídia segue um padrão antiquado, sem tela touch. Ela é operada por comandos vocais, por um botão giratório ou por um pouco prático touchpad. Quando equipado com terceira fileira de bancos, no entanto, o carro traz acionamento elétrico desses assentos, o que facilita demais seu funcionamento. O porta-malas se abre por um sensor de movimento sob o para-choque quando a chave está próxima, favorecendo a hora das compras ou de embarque e desembarque de malas. Nota 7.

 

Consumo – O InMetro avaliou o Audi Q7 no Programa Brasileiro de Etiquetagem e aferiu médias de 6,9 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, sempre com gasolina – o modelo não é flex. O resultado foi nota “E” tanto na categoria quanto no geral. Nada compatível com a atual tendência de busca pela eficiência energética. Nota 5.

 

 

Conforto – O espaço é muito bom e os bancos são extremamente confortáveis. Os assentos da terceira fileira de bancos opcional com acionamento elétrico já não são tão generosos. A suspensão filtra de forma competente os desníveis do solo e o isolamento acústico é digno de elogios – o ronco do propulsor só invade a cabine quando se eleva bastante os giros e o barulho é instigante. O passeio dos passageiros da frente ainda pode contar com bancos climatizados e equipados com massageadores. O sistema de climatização também atua rapidamente e é difícil encontrar algum problema nesse aspecto no Q7 Ambition. Nota 10.

 

Tecnologia – O trem de força é moderno e há uma boa lista de itens disponível, mas os que se diferenciam são pagos à parte. O modelo já traz o novo cockpit virtual da Audi. A iluminação interior é toda em leds e o sistema de áudio é Bose, com amplificador de 558 watts com 15 canais e 19 alto-falantes. O start/stop é inteligente – desliga o motor antes da parada do veículo – e, completo, o Q7 pode ter sensor de ponto cego, alerta de desembarque, assistente de visão noturna, sensor de tráfego cruzado traseiro para saída de vagas, assistência de farol alto, câmara 360º, eixo traseiro dinâmico, controle de cruzeiro adaptativo e outras funções. A plataforma é nova e bem tecnológica, a MLB2, também utilizada pelo Bentley Bentaiga, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne. Nota 9.

 

 

Habitabilidade – O acesso é facilitado pelo excelente ângulo de abertura das portas e pelo sistema de travas e partida do motor sem chave. São 2,99 metros de distância entre-eixos, o que proporciona um habitáculo bem amplo. O porta-malas recebe 295 litros com sete lugares, excelentes 890 litros com cinco e, com a segunda fileira de bancos rebatida, 2.075 litros. Nota 10.

 

Acabamento – A elegância e a sobriedade imperam no interior. O padrão é bem semelhante ao utilizado na linha A8, a mais requintada da fabricante das quatro argolas. Materiais nobres se misturam aos revestimentos em couro, que podem ter quatro opções de cores. Há peças em alumínio escovado e os plásticos são suaves ao toque. Nota 9.

 

Design – A atual geração do Audi Q7 segue a assinatura visual da marca alemã, com linhas que misturam elegância e esportividade e que se destacam nas ruas. Mas no caso específico deste SUV, não é seu desenho que chama mais atenção e sim o porte. Tanto que as linhas, de maneira geral, contribuem para dar uma ideia maior tanto de largura quanto de comprimento. A grade dianteira trapezoidal tem detalhes cromados, que se alinham aos faróis. Os vincos laterais partem do conjunto ótico dianteiro e vão até a ponta da lanterna. Na traseira, as duas saídas duplas de escape reforçam a imagem esportiva do SUV grande. Nota 8.

 

Custo/Benefício – A Audi pede R$ 424.990 pelo Q7, mas completo passa de R$ 520 mil. O modelo fica mais ou menos na média de preço de um BMW X5 ou Mercedes-Benz GLE equivalentes. Nota 7.

 

Total – O Audi Q7 Ambition 3.0 TFSI somou 85 pontos em 100 possíveis.

 

Impressões ao dirigir


Agressivo e espaçoso

 

De cara, o que mais chama atenção mesmo é o grande porte do Audi Q7. A atual geração nem é tão nova – chegou ao Brasil há quase dois anos, em fevereiro de 2016 –, mas o fato de não haver tantos exemplares do modelo circulando por aí, até mesmo por conta do alto valor cobrado, faz com que ainda arranque alguns olhares curiosos. Mesmo na discreta tonalidade cinza metálica da unidade avaliada.

 

Na cabine, há espaço de sobra para cinco ocupantes passearem em trajetos curtos ou quatro pessoas desfrutarem de conforto em uma longa viagem. As medidas do SUV grande são de fato generosas, com direito a 2,99 metros de entre-eixos. O porta-malas, quando na configuração de cinco lugares – caso da unidade avaliada –, carrega 890 litros, um volume bem interessante para a categoria. Principalmente para condutores que querem viajar em família por mais tempo, já que não falta espaço para bagagens.

 

 

Os materiais usados são de muito boa qualidade e bom gosto. A alavanca do câmbio tem um formato reduzido e a posição “P” é acionada a partir de um toque em um botão. Pode haver estranhamento inicial, mas logo se percebe que se tornou mais fácil e eficiente na utilização. A área destinada a pernas, ombros e cabeça dos passageiros é bem farta. Além disso, os bancos têm densidade boa e se mostram bem agradáveis, com ajustes elétricos na frente e memória para o condutor. Tudo é bem simples de manusear, exceto pelo sistema multimídia. A antiga mania das marcas de luxo germânicas – que vem sendo abandonada – de rejeitar telas sensíveis ao toque tira muito da praticidade. Resta aos ocupantes recorrerem ao touchpad no console ou aos comandos de voz, que ainda estão em um estágio tecnológico tosco.

 

Quanto ao motor, o resultado é exatamente o que se espera de um autêntico Audi: vigor pleno e estabilidade ímpar em qualquer faixa de giro ou velocidade. O propulsor 3.0 V6 turbo de 333 cv esbanja força, principalmente graças ao torque de 44,9 kgfm, que dá as caras já a partir das 1.250 rpm e se mantém intacto até os 5 mil giros. O resultado é disposição não só para as arrancadas, mas também retomadas e ultrapassagens eficientes sempre. Há os modos de condução Eficiência, Conforto, Auto, Dynamic, Individual e Off-road, mas é no modo Dynamic que o maior SUV da fabricante das quatro argolas deixa toda a sua esportividade à mostra. Mesmo em velocidade alta e curvas acentuadas, a estabilidade é irretocável. A direção se mantém firme o tempo todo. A capacidade para o fora de estrada também é notável – entra aí a já conhecida tração integral Quattro, tradicional na linha aventureira da fabricante. Faz qualquer um se sentir um desbravador de trilhas nato.

 

Ficha técnica


Audi Q7 Ambition 3.0 TFSI

 

Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.995 cm³, seis cilindros em “V”, quatro válvulas por cilindro e sobrealimentado por turbocompressor com intercooler. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Potência máxima: 333 cv disponíveis entre 5.500 e 6.500 rpm

Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,1 segundos.

Velocidade máxima: 250 km/h, limitada eletronicamente.

Torque máximo: 44,9 kgfm entre 1.250 e 5 mil rpm.

Transmissão: Câmbio automático de oito velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Controle eletrônico de tração.

Diâmetro e curso: 84,5 mm x 89,0 mm. Taxa de compressão: 10,8.

Suspensão: Dianteira e traseira de cinco braços. Controle de estabilidade de série e suspensão adaptativa a ar e eixo traseiro dinâmico opcionais.

Pneus: 285/45 R 20.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.

Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas de cinco lugares (sete lugares opcionalmente). Com 5,05 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de distância entre-eixos. Airbags frontais e laterais.

Peso: 1.970 kg.

Capacidade do porta-malas: 890 litros, podendo chegar a 2.095 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

Capacidade tanque de combustível: 85 litros.

Itens de série: Ar-condicionado de quatro zonas, direção elétrica, acesso e partida do motor sem chave, saídas de ar em todo o painel central, tela MMI de 8,3 polegadas de alta resolução eletricamente retrátil e que espelha celulares Android e IOS, virtual cockpit com painel TFT digital de 12,3 polegadas, sistema de som Bose 3D, acionamento do porta-malas com movimentação das pernas, start/stop 2.0 que desliga o motor antes das paradas – a 7 km/h –, faróis de xenon com luzes diurnas em leds, lanternas em leds, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória para condutor, seis modos de direção, assistente de atenção, hold assist e limitador de velocidade ajustável.

Preço: R$ 424.990.

Opcionais: Pacote Tecnológico, com eixo traseiro dinâmico, night vision e head up display (R$ 27 mil), pacote Side Assist, com sensor de ponto cego, assistente de desembarque e de tráfego reverso (R$ 7.500), terceira fileira de banco (R$ 11 mil), suspensão adaptativa a ar (R$ 20 mil), pacote Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de faixa (R$ 13 mil), pacote Black, com roda 21 polegadas, faróis full led, longarinas do teto preto, capa do espelho retrovisor externo na cor preta, teto interior na cor preta, apoio de braço plus e quebra-sol duplo (R$ 24 mil) e pintura metálica (R$ 2.400).

Preço completo: R$ 529.890.

 

TRÂNSITO LIVRE

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