O rugido da Tiger

Nova Triumph Tiger 800 fica mais moderna e ganha mais capacidade off-road
por Márcio Maio
Auto Press
Para a Triumph, a Tiger 800 sempre foi a “menina dos olhos” no Brasil. Não apenas porque o mercado de alta cilindrada é o menos afetado pela crise – a queda nas vendas entre janeiro e outubro deste ano no segmento de duas rodas chega a 15,8%. Mas também porque, com a qualidade duvidosa das ruas e estradas nacionais, pilotar uma maxitrail sempre cai melhor, pela robustez. Até porque, dependendo da região, o asfalto esburacado pode ser pior de enfrentar que um trajeto de terra. Apresentada no EICMA, o Salão de Milão, a marca demorou apenas uma semana para mostrar a nova geração da linha Tiger por aqui, no Salão de Duas Rodas de São Paulo.
As vendas, no entanto, só começam no ano que vem, a partir de junho, junto com a nova Bonneville T100 Black. Atualmente comercializada em cinco versões – XR, XRx, XRx Low, XCx e XCa –, a nova Tiger 800 foi mostrada em apenas três configurações. São elas a XRx Low, XRT e a top XCa. Por enquanto, os preços partem de R$ 39.990, na XR, e chegam aos R$ 52.990 da XCa. Para a nova geração, no entanto, os valores ainda não foram divulgados.
A Triumph direcionou as melhorias da nova Tiger 800 para a tecnologia, o conforto e o estilo. O novo modelo recebeu atualizações importantes na sua capacidade off-road e também no conforto para rodar em qualquer tipo de piso – o banco, por exemplo, foi redesenhado. De acordo com a fabricante, foram promovidas mais de 200 melhorias entre chassi e motor.
O propulsor de três cilindros e 800 cc segue o mesmo, com quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida e injeção eletrônica multiponto sequencial, gerenciado por um câmbio manual de seis marchas, com transmissão final por corrente. A primeira marcha está mais curta e o escape, menor. A potência se manteve em 95 cv.
A motocicleta ganhou um novo modo de pilotagem, o Off-Road Pro, voltado para motociclistas mais experientes na condução em percursos fora da estrada. São até seis opções de pilotagem diferentes. É possível, por exemplo, desligar os sistemas eletrônicos de auxílio. Desta forma, o condutor assume por completo o comando da motocicleta.
O painel de instrumentos TFT é colorido, com cinco polegadas, e o freio dianteiro, dependendo da versão, leva a assinatura da Brembo. Configurações de suspensão otimizadas, punhos acoplados ao guidão incorporando botões com iluminação de fundo, iluminação em led, controle de velocidade de cruzeiro atualizado, quadro avançado e carenagem especial também estão no pacote.
TRÂNSITO LIVRE
- 10/02/2019 00:00 - Para Volkswagen, carros elétricos continuarão sendo bem caros
- 10/02/2019 00:00 - Geely revela imagens de novo SUV que usa plataforma criada em parceria com a Volvo
- 10/02/2019 00:00 - Volkswagen lança versão de corrida do Golf GTI, a TCR
- 10/02/2019 00:00 - Próxima geração do Volvo V40 vai deixar de ser hatch para virar SUV
- 10/02/2019 00:00 - Renault mostra na Europa a nova geração do Clio, que tem a mesma base da próxima geração do Sandero
- 10/02/2019 00:00 - Volkswagen Tiguan já tem 5 milhões de unidades produzidas
- 10/02/2019 00:00 - Toyota Yaris hatch deixa de ser vendido nos Estados Unidos
- 10/02/2019 00:00 - VW Saveiro brasileira volta a ser vendida na Costa Rica
- 10/02/2019 00:00 - McLaren mostra versão conversível do 600LT
- 10/02/2019 00:00 - Fiat aumenta preços de Argo e Cronos
- 10/02/2019 00:00 - Honda começa a vender nova PCX 150 no Brasil
- 10/02/2019 00:00 - Novo BMW X5 entra em pré-venda
- 10/02/2019 00:00 - Avaliação da Yamaha NMax 160 - Crescimento sustentável
- 10/02/2019 00:00 - Teste: Chevrolet Camaro SS 2019 - Evolução natural
- 10/02/2019 00:00 - Teste: Novo Toyota RAV4 - O quinto poder
- 10/02/2019 00:00 - Teste: Renault Duster Dynamique 1.6 CVT - Combinação eficiente
- 02/02/2019 15:00 - Nova Volkswagen Amarok vai usar mesma plataforma da Ford Ranger
- 02/02/2019 15:00 - Carros elétricos da Volkswagen serão feitos na fábrica de Chattanooga
- 02/02/2019 15:00 - Volkswagen abre recall para Saveiro
- 02/02/2019 15:00 - Hyundai HB20 2019 chega com mudanças
- 02/02/2019 15:00 - Chevrolet lança outra versão do Monza na China, a Redline
- 02/02/2019 15:00 - Subaru WRX STI S209 é carro mais potente da marca japonesa
- 02/02/2019 15:00 - Nissan Kicks pode ganhar versão elétrica em 2020
- 02/02/2019 15:00 - Ford "enxuga" gama do Fiesta no Brasil
- 02/02/2019 15:00 - JAC vai vender versão elétrica do utilitário T40 no Brasil
- 02/02/2019 15:00 - BMW revela face-lift da sexta geração do Série 7
- 02/02/2019 15:00 - Toyota revive o cupê Supra no Salão de Detroit
- 02/02/2019 15:00 - Novo Mercedes CLA chega ao Brasil no final do ano
- 02/02/2019 15:00 - Triumph confirma nova Speed Twin neste semestre no Brasil
- 02/02/2019 15:00 - Teste: Porsche 911 GT3 RS reestilizado - Sintonia fina

Comentários
Não há comentários para este artigo.
Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?
- Já sou cadastrado! Esqueci minha senha
- Não sou cadastrado Quero me Cadastrar gratuitamente