Teste: Toyota C-HR - Contra-ataque providencial
11/04/2018 03:54
- Fotos: Divulgação

C-HR é a aposta da Toyota para a briga entre os SUVs compactos
POR MÁRCIO MAIO
AUTO PRESS
Qualquer marca que busque crescer em vendas precisa apostar, se não em todas as categorias, pelo menos naquelas que estão mais em alta nos mercados globais. Atualmente, quase todas as fabricantes estão voltando suas atenções para os SUVs, principalmente os menores, que não param de atrair novos consumidores. E foi justamente o sucesso de modelos como o Honda HR-V e Jeep Renegade que fez com que a Toyota desenvolvesse o C-HR, utilitário esportivo compacto. A Toyota chegou até a cogitar importá-lo para o Brasil, mas ficaria caro demais. As chances agora seriam ele passar a ser produzido localmente, já que dividiria a plataforma com a próxima geração do Corolla – apresentado na versão hatch em Genebra com o nome Auris.

Atualmente, o C-HR é construído na Turquia sobre a nova plataforma modular da marca nipônica, a TNGA, que também serve de base ainda para o híbrido Prius, disponível nas lojas do Brasil, e sua sigla significa Toyota New Global Architecture, ou seja, Nova Arquitetura Global da Toyota. Visualmente, no entanto, o SUV e o Prius pouco se assemelham. São 4,36 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,55 metro de altura, com distância entre-eixos de 2,64 metros.

O desenho é um tanto ousado, considerando o resto da linha Toyota, com destaque para as linhas e vincos bem marcados. A maçaneta das portas traseiras não chega a ser tão camuflada quanto a do Honda HR-V, sendo que a posição elevada insere um charme diferente e, dependendo do ângulo de visão, pode-se ter a impressão de se tratar de um modelo com duas portas dianteiras apenas.

As opções de motorização do SUV compacto variam de acordo com o mercado em que é oferecido. Há um 1.2 turbo a gasolina de 115 cv com câmbio manual de seis velocidades e ainda um 2.0 com transmissão CVT e 148 cv. Além deles, também fica disponível uma opção híbrida – a mesma utilizada pelo Prius –, composta por um 1.8 litro que trabalha em conjunto com outro motor elétrico que, juntos, geram 122 cv. No México, país onde foi realizada a avaliação, o C-HR é oferecido apenas com motorização 2.0 e transmissão CVT. Nessas condições, o preço parte de 359.900 pesos mexicanos, o que equivale a R$ 65 mil.

Primeiras impressões
Modernidade relativa
POR JORGE BLANCARTE
AUTOCOSMOS.COM
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
Quintana Roo/México – De cara, pode-se dizer que o design do Toyota C-HR é atraente e bastante moderno. Principalmente no interior, cujos materiais têm excelente qualidade, com couro sintético na parte superior do console central, no volante e na alavanca de câmbio. E com o motor ligado, percebe-se o quanto o isolamento acústico é digno de elogios. Além disso, a central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas tem rádio, bluetooth e entrada USB. Porém, peca pela falta de câmara de ré – nem mesmo sensores de estacionamento estão lá na hora de manobrar – e de compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Ao longo de quase 400 km de viagem, nota-se que o C-HR é um automóvel que funciona bem em todos os sentidos. Primeiro, a entrega de torque é muito boa. Para uma transmissão CVT, o desempenho impressiona. Além de simular mudanças de sete marchas no modo manual, a resposta na aceleração é quase imediata, sem sensações de engasgo. A suspensão também se destaca: o CH-R é alto, absorve bem os impactos causados por buracos, mas também não fica devendo na questão da estabilidade.

TRÂNSITO LIVRE
- 22/04/2018 13:07 - Ford testa tecnologia considerada o futuro da conectividade
- 22/04/2018 11:04 - Fábrica da Nissan em Resende completa quatro anos
- 22/04/2018 08:01 - Brasil reciclou 10 milhões de filtros em seis anos
- 22/04/2018 04:06 - Maxi-Cosi lança cadeirinha infantil com airbag
- 21/04/2018 19:51 - BMW anuncia investimento de R$ 29 bilhões em carros elétricos e autônomos
- 21/04/2018 17:03 - Ford anuncia recall
- 21/04/2018 15:42 - Audi A6 Avant fica maior
- 21/04/2018 13:59 - Chevrolet S10 Midnight chega em abril
- 21/04/2018 12:04 - BMW inicia pré-venda do Série 1 2019 no Brasil
- 20/04/2018 19:11 - Ministério Público alemão faz busca e apreensão em escritórios do grupo Volkswagen
- 20/04/2018 17:06 - Volkswagen terá nova logomarca
- 20/04/2018 14:07 - Empresa conhecida pelos airbags mortais tem venda concluída
- 20/04/2018 11:23 - Mercedes-Benz apresentará novo Classe CLA no Salão de Pequim
- 20/04/2018 08:12 - Volkswagen anuncia mais um SUV para o mercado brasileiro
- 20/04/2018 04:01 - Lexus lança LS 500h
- 19/04/2018 19:56 - Honda Civic 10 Si Turbo chega ao Brasil
- 19/04/2018 17:11 - BMW começa pré-venda do novo M5
- 17/04/2018 14:17 - Teste: Volvo XC40 - Forma e conteúdo
- 17/04/2018 07:57 - Teste: Porsche Cayenne - História reinventada
- 17/04/2018 04:11 - Teste: Militem RAM 1500 RX - Sofisticação brutal
- 16/04/2018 20:09 - Teste: Volkswagen Tiguan - Ataque frontal
- 16/04/2018 11:13 - Volkswagen Tarek é o novo SUV médio da montadora
- 16/04/2018 07:58 - Mini completa nove anos no mercado Brasil
- 16/04/2018 03:52 - Denatran suspende início da inspeção veicular por tempo indeterminado
- 15/04/2018 20:09 - BMW não terá novas gerações dos elétricos i3 e i8
- 15/04/2018 18:05 - Polaris do Brasil anuncia recall no Roadmaster
- 15/04/2018 16:37 - Citroën Jumpy Minibus ao mercado brasileiro em maio
- 15/04/2018 14:07 - Toyota Hilux SR Diesel 4X4 volta a ser produzida
- 15/04/2018 12:03 - Volkswagen vai lançar T-Cross no Salão de São Paulo
- 15/04/2018 10:17 - Cruze reestilizado ganha visual robusto nos Estados Unidos

Comentários
Não há comentários para este artigo.
Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?
- Já sou cadastrado! Esqueci minha senha
- Não sou cadastrado Quero me Cadastrar gratuitamente