Teste: Suzuki GSX-S750 - Força na retomada

Suzuki GSX-S750 se destaca nas vendas no Brasil com bom recheio e agilidade
por Márcio Maio
Auto Press
É difícil disputar com a Honda e a Yamaha no mercado de duas rodas brasileiro. A Suzuki, no entanto, tenta se destacar com um fator que, além de poder alavancar as vendas da marca, ainda é uma boa estratégia de marketing: aproximar o lançamento de seus produtos no Brasil dos promovidos nos principais mercados. Prova disso é a nova GSX-S750, que chegou ao Brasil no último trimestre do ano passado, pouco depois de ser comercializada na Europa, e mexeu com a concorrência.
A naked de média-alta cilindrada veio para preencher a lacuna deixada pela descontinuação da GSX 750. Dela, inclusive, vem o motor de quatro cilindros em linha e 749 cc, duplo comando e com refrigeração líquida, capaz de gerar potência máxima de 114 cv a 10.500 rpm e torque de 8,2 kgfm a 9 mil giros. O ronco grave é garantido por uma nova caixa de ar com três entradas otimizadas. A transmissão é feita por corrente e tem seis velocidades, com as primeiras marchas mais curtas do que antes – a Suzuki defende que essa mudança melhorou a aceleração. De acordo com a marca, o consumo médio é de 19 km/l, o que indica uma autonomia de aproximadamente 300 km, graças ao tanque capaz de armazenar 16 litros de gasolina.
Ao contrário do que o visual mais agressivo da moto induz, alguns esforços foram feitos para garantir um rodar mais confortável. A inspiração do design, na verdade, veio da GSX-S 1000, daí a presença de um assento modelado para pilotagem esportiva. Na carenagem, as cores azul, vermelha e preta são as opções. De qualquer forma, é na tecnologia embarcada que a GSX-S750 mais chama atenção.
O modelo traz controle eletrônico de tração com três níveis, com a opção de desativação, além de freios ABS de série. O painel é todo digital, com ajuste para brilho e cinco opções para a exibição do tacômetro. O freio dianteiro, com dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro, tem pinças de quatro pistões com fixação radial, enquanto os traseiros são simples de 240 mm. O sistema de suspensão é de garfo telescópico invertido na frente, com curso de 120 mm, e monoamortecedor atrás, com 138 mm de curso, com ajustes na pré-carga de mola.
No Brasil, a GSX-S750 custa R$ 38.777 e teve 420 unidades emplacadas no primeiro trimestre deste ano. São apenas duas unidades a menos que as 422 comercializadas da Honda CB 650F, renovada também recentemente, mas bem menos vigorosa, que parte de R$ 33.900. Outras rivais são a Triumph Street Triple 765 S, que começa em R$ 41 mil, e a Yamaha MT-09, vendida a R$ 39.990, além da Kawasaki Z900, que sai a R$ 41.990. Pelo visto, o preço – aliado à força e ao bom recheio tecnológico – é um dos pontos que favorecem a GSX-S750.
Primeiras impressões
Na medida certa
por Motorette/Autocosmos.com
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Cidade do México/México – Visualmente, a Suzuki GSX-S750 não é nada revolucionária. Aliás, uma identidade própria entre as motocicletas naked viria bem a calhar, como a adoção de um conjunto ótico mais esportivo. Mas o desenho e os tons são mais conservadores, com chassi e a maioria dos componentes na cor preta – interrompido apenas pelo escape em acabamento de alumínio polido e pela breve carenagem no azul característico da marca. O assento é fino, mas bastante confortável para o piloto – apenas para ele, e não para o passageiro, que ainda precisa lidar com uma superfície bem escorregadia. O painel de instrumentos vem de versões esportivas, com uma tela digital com todas as informações da viagem e grau de controle de tração.
Em movimento, a GSX-S750 é bem equilibrada e sensível, graças ao motor de quatro cilindros e 749 cc. O propulsor é adequado para a proposta da motocicleta e lida bem com seus 178 kg de peso seco. Ele entrega boa agilidade e quase não se sente o peso do modelo. Além disso, o som quase sedutor que é emitido conforme os giros sobem inserem uma dose extra de prazer nas acelerações. E as arrancadas suaves – e bastante seguras – disfarçam bem toda a força que é disponibilizada em médias e altas rotações. Graças a isso, a GSX-S750 se torna agradável tanto para o trânsito cotidiano quanto para as viagens de estrada.
TRÂNSITO LIVRE
- 22/04/2018 13:07 - Ford testa tecnologia considerada o futuro da conectividade
- 22/04/2018 11:04 - Fábrica da Nissan em Resende completa quatro anos
- 22/04/2018 08:01 - Brasil reciclou 10 milhões de filtros em seis anos
- 22/04/2018 04:06 - Maxi-Cosi lança cadeirinha infantil com airbag
- 21/04/2018 19:51 - BMW anuncia investimento de R$ 29 bilhões em carros elétricos e autônomos
- 21/04/2018 17:03 - Ford anuncia recall
- 21/04/2018 15:42 - Audi A6 Avant fica maior
- 21/04/2018 13:59 - Chevrolet S10 Midnight chega em abril
- 21/04/2018 12:04 - BMW inicia pré-venda do Série 1 2019 no Brasil
- 20/04/2018 19:11 - Ministério Público alemão faz busca e apreensão em escritórios do grupo Volkswagen
- 20/04/2018 17:06 - Volkswagen terá nova logomarca
- 20/04/2018 14:07 - Empresa conhecida pelos airbags mortais tem venda concluída
- 20/04/2018 11:23 - Mercedes-Benz apresentará novo Classe CLA no Salão de Pequim
- 20/04/2018 08:12 - Volkswagen anuncia mais um SUV para o mercado brasileiro
- 20/04/2018 04:01 - Lexus lança LS 500h
- 19/04/2018 19:56 - Honda Civic 10 Si Turbo chega ao Brasil
- 19/04/2018 17:11 - BMW começa pré-venda do novo M5
- 17/04/2018 14:17 - Teste: Volvo XC40 - Forma e conteúdo
- 17/04/2018 07:57 - Teste: Porsche Cayenne - História reinventada
- 17/04/2018 04:11 - Teste: Militem RAM 1500 RX - Sofisticação brutal
- 16/04/2018 20:09 - Teste: Volkswagen Tiguan - Ataque frontal
- 16/04/2018 11:13 - Volkswagen Tarek é o novo SUV médio da montadora
- 16/04/2018 07:58 - Mini completa nove anos no mercado Brasil
- 16/04/2018 03:52 - Denatran suspende início da inspeção veicular por tempo indeterminado
- 15/04/2018 20:09 - BMW não terá novas gerações dos elétricos i3 e i8
- 15/04/2018 18:05 - Polaris do Brasil anuncia recall no Roadmaster
- 15/04/2018 16:37 - Citroën Jumpy Minibus ao mercado brasileiro em maio
- 15/04/2018 14:07 - Toyota Hilux SR Diesel 4X4 volta a ser produzida
- 15/04/2018 12:03 - Volkswagen vai lançar T-Cross no Salão de São Paulo
- 15/04/2018 10:17 - Cruze reestilizado ganha visual robusto nos Estados Unidos

Comentários
Não há comentários para este artigo.
Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?
- Já sou cadastrado! Esqueci minha senha
- Não sou cadastrado Quero me Cadastrar gratuitamente