MotorDream

Testes

Teste: Ford F-250 - Tamanho é documento

11/05/2018 16:07  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste: Ford F-250 - Tamanho é documento

 A gigante Ford F-250 alia conforto e tecnologia

POR ESAU PONCE
AUTOCOSMOS.COM
COLABOROU DANIELE RAMIRO/AUTO PRESS
 
Nos Estados Unidos, boa parcela dos consumidores trocaram os tradicionais “banheirões” – aqueles sedãs gigantes – por SUVs e picapes de grande porte. Mas, mesmo lá, a picape Ford F-250 é capaz de impressionar. A carroceria tem proporções exageradas: mede mais de seis metros de comprimento e tem nada menos que 4.545 kg – o que já faz com que seja exigida carteira C para sua condução. E ainda assim, está 158 kg mais leve que a geração anterior.
 
O que por fora deixa um tamanho excessivo, se traduz em um interior confortável e bastante espaçosa. E quando os bancos traseiros são rebatidos, o resultado é um ganho ainda maior de espaço extra para carga, que dão o recado para o uso cotidiano ou mesmo no trabalho. O acabamento interno conta com plásticos duros e os assentos são revestidos com panos grossos, que fazem novas referências para uso em locais mais inóspitos com necessidade de matérias duráveis. No entanto, detalhes cromados e a presença de couro em pontos como o volante e console central, dão um toque de elegância ao monstro.
 
Itens como tela sensível ao toque de oito polegadas, sistema multimídia SYNC 3 com CarPlay e Android Auto e seis alto-falantes completam a gama de itens que tornam a nova F-250 mais interessante. A lista de equipamentos conta ainda com seis airbags, sistema anticapotagem RSC, assistência de partida em subidas, monitoramento da pressão dos pneus, ignição do motor de botão e sensores, câmara de ré e espelhos retrovisores telescópicos, que se tornam indispensáveis na hora de estacionar o grandão. Outra característica da picape é ser robusta. Montada sobre um chassi de aço de alta resistência, o Ford F-250 tem uma capacidade de carga de 1.313 kg e reboca até 5.670 kg. As rodas de 20 polegadas, aliadas ao sistema off-road, ajudam na absorção do impacto em terrenos com imperfeições e buracos.
 
A motorização conta com um V8 Power Turbo Diesel de 6.7 litros, com 330 cv de potência e torque de 104 kgfm, enviado para as quatro rodas através de uma transmissão automática de seis velocidades. Apesar de se mostrar ágil, o consumo não é favorável. Em um percurso de pouco mais de 80 quilômetros, a picape fez entre 6,7 a 7,7 quilômetros por litro. O valor inicial nos Estados Unidos bate nos US$ 50 mil – ou quase R$ 170 mil. Mesmo assim, em relação às características, há poucos concorrentes capazes de encarar a picape das Ford no mercado.
 
Dirigir o Ford F-250 na cidade é praticamente um desafio. A impressão é de estar ocupando espaço demais. E estacionar é complicado. Falta espaço nos lugares convencionais. Locais cobertos também se tornam obstáculos por causa da altura de 1,98 metro. Vai ser preciso cautela e o motorista terá que calcular sempre o espaço, caso não queira ficar entalado no teto.
 
Primeiras impressões
Conforto bruto
Cidade do México/México – A unidade usada para teste mostrou bom desempenho no momento de aceleração. Apesar da agilidade e conseguir superar rapidamente os primeiros 120 km/h, a partir desta marca, a aerodinâmica e o comportamento do motor diesel joga contra a picape.
 
A sensação ao pisar nos freios é um pouco esponjosa, enquanto que a direção suave não permite distrações, já que uma vez encontrada algum tipo de imperfeição na estrada, como buracos, por exemplo, poderem mudar completamente o rumo da direção. Mas a rigidez na suspensão traseira remete a vocação das picapes Ford F-250 como veículos de carga e trabalho. Além disso, suas proporções gigantescas não deixam que seja considerado como um veículo para uso pessoal. 
 
Ao mesmo tempo, é refinado demais para um carro usado apenas para o trabalho pesado. Espaço interno é o que não falta, assim como a área da caçamba. Tudo leva a crer que ambientes agrícolas ou as grandes rodovias são os melhores para o carro. Se encaixa bem em situações como as de trabalho rural, que exigem um veículo capaz de rebocar todo tipo de coisa sem preocupação e sem a sacrificar o conforto.
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas