MotorDream

Ônibus e Caminhões

Irizar - Carga moderna

06/06/2018 18:21  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Irizar - Carga moderna

 Espanhola Irizar está pronta para lançar seu primeiro caminhão elétrico na Europa

POR MÁRCIO MAIO
AUTO PRESS
 
O transporte sustentável de cargas se torna, cada vez mais, uma aposta para as fabricantes que atuam no mercado de caminhões. E até quem nem está focada neste segmento já percebeu isso. Tanto que a espanhola Irizar – a única encarroçadora de ônibus de origem estrangeira com instalações no Brasil – tratou de apresentar, ao inaugurar uma fábrica exclusiva para veículos com motores elétricos, seu primeiro caminhão com capacidade de rodar apenas com baterias. Trata-se do ie Truck, ainda um protótipo, com capacidade para 18 toneladas de peso bruto total.
 
Visualmente, o modelo não nega as raízes da Irizar: é nítida a sua semelhança com o desenho das carrocerias de ônibus da marca. A ausência de um motor enorme sob o capô permite à cabine trazer uma particularidade interessante: é preciso subir apenas um degrau para alcançá-la, o que faz com que a fabricante garanta que se trata do caminhão com a menor altura de acesso do mercado. Dentro, há espaço para quatro passageiros, que desfrutam de uma área de visibilidade ampla em razão do avantajado para-brisa adotado. 
 
Por enquanto, ainda não foram revelados dados técnicos do Irizar ie Truck. Mas sabe-se que as tecnologias empregadas no sistema de armazenamento de energia e também toda a eletrônica embarcada foram herdadas de ônibus da própria fabricante, que já desenvolve projetos de veículos elétricos e híbridos há sete anos. Daí a motivação para investir um montante de 75 milhões de euros em uma fábrica exclusiva para esses projetos, localizada em Aduna, na própria Espanha. 
 
O ie Truck foi planejado especialmente para tarefas cotidianas de cidades, como a coleta de lixo, por exemplo. Com a legislação cada vez mais severa para o nível de barulho resultante de alguns serviços públicos e privados prestados, esse tem sido um nicho no qual algumas fabricantes apostam. Porém, a Irizar não descarta a utilização do caminhão para atividades de transporte de carga. 
 
Para facilitar sua aceitação, o ie Truck terá um pantógrafo que permite a recarga diretamente pela rede elétrica. Mas a Irizar ainda não definiu quando começará a vender o caminhão. De qualquer forma, a fábrica inaugurada em Aduna no mês passado tem condições de produzir mil unidades por ano. O que significa que o ie Truck pode muito bem dividir essa linha de produção com os ônibus focados na eletromobilidade desenvolvidos pela Irizar. 
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas