MotorDream

Testes

Teste: Renault Espace - Antiguidade é posto

06/01/2019 02:00  - Fotos: divulgação
Envie por email


A pioneira Renault Espace se mantém fiel ao conceito de minivan

POR COSIMO CURATOLA
INFOMOTORI.COM/ITÁLIA
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS

As minivans estão cada vez mais raras no cenário automotivo mundial. Esses modelos perderam espaço para os SUVs e crossovers, apesar de terem características bem específicas, ao atenderem necessidades tanto familiares quanto para curtas viagens de executivos. Por isso mesmo, fizeram sucesso a partir da década de 80, quando tiveram como precursoras a Renault Espace e a Dodge Caravan, ambas lançadas na linha 1984. Hoje, apesar da baixa procura, o modelo ainda resiste: a Renault está na quinta geração da Espace na Europa, com muito luxo, conforto e linhas futuristas, como sempre foi característica do modelo.

O espaço da Renault Espace é seu maior atributo. Nesta quinta geração, lançada em 2015, o carro mede 4,86 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,68 m de altura. Tudo muito bem distribuído para acomodar com conforto até sete passageiros. O bagageiro oferece 660 litros de capacidade, que pode chegar aos 2 mil litros caso os assentos sejam rebatidos. Além disso, o visual também é um ponto forte: Laurens Van Den Acker, chefe de design da Renault, conseguiu deixar a Espace com linhas bem harmoniosas. A frente tem grupos óticos em faróis em full led e grade robusta em cromado e geometrias sofisticadas. O charme é completado pelo teto solar panorâmico que, juntamente com o para-brisa, é capaz de proporcionar boa luminosidade para o interior. 

Sob o capô, há duas opções de motor. Uma é o 1.6 turbodiesel de 160 cv acoplado a uma caixa automática de dupla embreagem e seis velocidades. Outra, um 1.8 turbo a gasolina, de 225 cv. Ambos fazem um bom trabalho, mas não tornam a Espace um carro esporte: arrancadas, subidas e estradas montanhosas podem ser percorridas tranquilamente, mas sem pressa. Quanto ao consumo, o carro se comporta bem, sendo capaz de percorrer mais de 10 km/l.

Por dentro, o sistema multimídia é totalmente sensível ao toque, o que, em certos momentos, torna-se um pouco inconveniente. A ausência de botões físicos prejudica a operação do equipamento com o carro em movimento. Mas nem tudo é má notícia: tem uma espécie de joystick ao lado do câmbio que permite navegar por alguns menus do sistema.

Na Europa, a Renault Espace tem preços que partem dos 41.300 euros (aproximadamente R$ 183.785) para a versão de entrada com motor 1.6 diesel e chegam aos 49 mil euros (cerca de R$ 218 mil) para a verão de topo com motor 1.8 turbo a gasolina de 225 cv. Os preços não são muito populares, mas valem pela experiência tão sofisticada quanto a de um sedã premium, por exemplo. (Colaborou de Victor Alves/Auto Press)

 

Primeiras impressões

Espaço e equilíbrio

Roma/Itália – Os sete lugares da Renault Espace podem ser usufruídos com muito espaço, tanto para as pernas quanto para a cabeça - fruto da boa altura do teto. A dirigibilidade é bem acertada e o sistema 4Control melhora ainda mais a capacidade de manobra. Trata-se de um mecanismo que esterça as rodas traseiras no sentido oposto ao das dianteiras em baixas velocidades para facilitar o acerto em vagas de estacionamento, por exemplo. Assim, mesmo com seus quase 5 metros de comprimento, o carro ganha raio de giro parecido com o de um compacto como o Clio. A câmara de ré e os sensores de proximidade são outros aliados na hora de estacionar.

Por dentro, o isolamento acústico é elogiável. Não se ouve praticamente nada do que se passa do lado de fora, o que contribui para o conforto da viagem. Além disso, a direção suave e ao mesmo tempo precisa tornam a experiência a bordo bastante agradável, sem ter que abrir mão da sensação de ter o carro na mão a todo tempo.

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas