MotorDream

Testes

Teste: Subaru Forester 2019 - Versatilidade essencial

12/01/2019 00:35  - Fotos: divulgação
Envie por email


Nova geração do Subaru Forester muda bastante mas não perde a personalidade


POR ASTRID ZAPATA
AUTOCOSMOS.COM/MÉXICO
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
 
A Subaru, em 1972, foi a primeira fabricante a oferecer tração nas quatro rodas em veículos com carroceria station wagon - até então modelos basicamente familiares. Tal configuração fez com que a marca ficasse com status de exclusiva e contribuiu para sustentar a filosofia de oferecer a maior mobilidade, tecnologia e segurança a seus consumidores. A quinta geração do Forester traduz perfeitamente essa ideia: enquanto a maioria dos SUVs estão focados em atributos para agradar famílias, como aparência e espaço, o modelo da marca japonesa tem perfil absolutamente versátil, para uso na cidade, na estrada e também em caminhos off-road.
O Forester 2019 carrega um desenho mais dinâmico e juvenil. As linhas são bem marcadas no capô e na lateral do veículo. A parte da frente, em relação ao modelo anterior, recebeu mudanças, com grade de tamanho diferente, grupos óticos com novos faróis de led e molduras cromadas que rodeiam as luzes de neblina. Já atrás, as lanternas em formato de "C" seguem a tendência que já é adotada por Toyota e Honda, por exemplo. A plataforma utilizada é a mesma que serve de base para todo o resto da gama da Subaru.
O interior é marcado principalmente pelo sistema de infoentretenimento. A tela é sensível ao toque, de oito polegadas, e oferece compatibilidade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Na versão de topo Limited, todo o aparato de áudio é firmado pela Harman Kardon.
A motorização, no entanto, não muda em relação ao modelo antecessor. O motor boxer 2.5 litros de quatro cilindros é o mesmo, mas com um ligeiro incremento de potência, entregando 182 cv e 24,3 kgfm de torque, sempre associado a um câmbio CVT com modo manual de sete velocidades. O assistente de condução X-Mode, que já estava disponível no modelo anterior, recebeu melhorias com objetivo de potencializar o uso do carro em caminhos de terra, lama ou neve, por exemplo. 
O quesito segurança merece destaque. Há tecnologia de frenagem de emergência, advertência de troca de faixa, controle de cruzeiro e o alerta preventivo chamado pela marca de EyeSight (somente na versão de topo Limited): trata-se de um dispositivo formado por câmaras localizadas na parte superior do para-brisas e na traseira do veículo capazes de reconhecer objetos, veículos e pedestres. A finalidade é detectar situações de risco, ativando de maneira automática o freio.
Nos Estados Unidos, a Subaru vende o Forester 2019 com preços que partem dos US$ 24.295 na versão de entrada (cerca de R$ 94.264) e chegam aos US$ 30.795 na versão de topo Limited (ou R$ 119.480). A marca ainda vende no Brasil o modelo antecessor, com preços entre R$ 118.900 e 168.500. (Colaborou de Victor Alves/Auto Press)
 
Primeiras impressões

Além da expectativa

Cidade do México – Para começar, é bom pontuar que o Forester não é um veículo todo-terreno genuíno. Apesar de ter muitas capacidades off-road e poder entrar em caminhos acidentados, o perfil e tamanho das rodas não são adequados para fazê-lo. Mesmo assim, o programa de condução X-Mode não decepciona: as manobras em superfícies mais "difíceis" são feitas com bastante facilidade.
 
A direção eletroassistida é precisa e funciona de forma correta. Inicialmente, parece ser muito suave, mas com o aumento da velocidade, ela se torna ligeiramente mais rígida para obter uma melhor resposta nas curvas. Já a suspensão absorve muito bem as imperfeições, o que ajuda bastante no rodar pelas ruas esburacadas da cidade.
 
Em relação ao funcionamento dos freios, o pedal atua de forma bastante correta, já que não é necessário pisá-lo de forma bruta para que o veículo consiga desacelerar de forma eficaz. O sistema Hill Descent oferece grande ajuda, pois controla a velocidade em situações de declives. Esse equipamento mantém uma média de 10 km/h aproximadamente sem necessidade de que o condutor pise no pedal do freio - quando está ativado, o programa acende uma luz no painel.
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas