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Teste: Porsche 911 GT3 RS reestilizado - Sintonia fina

02/02/2019 15:00  - Fotos: divulgação
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Porsche 911 GT3 RS é um esportivo de pista muito bem adaptado às ruas

POR ALEJANDRO KONSTANTONIS
AUTOCOSMOS.COM/MÉXICO
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS

A Porsche tinha uma estratégia muito bem definida quando lançou, em 1999, o 911 GT3 RS: tirar o domínio de mercado dos esportivos italianos. O modelo conseguiu o feito quase instantaneamente, já que os entusiastas do 911, que faziam modificações em seus veículos, foram os principais compradores. Em 2015, a marca foi além com uma versão ainda mais purista da versão, a RS. E deu certo. Hoje, o GT3 RS, modelo de pista mas que é homologado para rodar nas ruas, segue como um dos mais emblemáticos da marca alemã, que promoveu no ano passado uma atualização no carro para uma direção ainda mais nervosa e cheia de vigor.

O 911 GT3 RS recebeu face-lift em fevereiro de 2018. Entre as melhorias, o destaque vai para o motor central traseiro recalibrado, que agora entrega mais potência em relação ao modelo anterior, de 2015. São 520 cv de potência, 20 cv a mais que antes, e 47,9 kgfm de torque extraídos de um Boxer de seis cilindros com 4.0 litros naturalmente aspirado. Toda força é despejada no eixo traseiro através da transmissão de dupla embreagem e sete velocidades. A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e multibraço direcional atrás, enquanto os freios são a disco de carbono-cerâmica com pinças de seis pistões na frente e quatro nas rodas traseiras.

Por dentro, o superesportivo da Porsche não apresenta simplicidade e carência de requinte. Na maioria dos carros dessa classe, o interior costuma ser “aliviado” em função da redução de peso, o que não acontece no Porsche. A combinação de cores e os bancos feitos de fibra de carbono com couro e a completude do painel surpreendem. O cluster é marcado pelo sistema de infoentretenimento. Esse equipamento é compatível com as plataformas Android Auto e Apple Carplay, e, além disso, oferece um programa chamado Porsche Comunication Management, que é a unidade de controle central para áudio, navegação e comunicação, e o App Connect, que permite interação com smartphones.

Com 4,55 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,3 m de altura e 2,45 m de entre-eixos, o 911 GT3 RS é um carro moderno que conta com muitas assistências eletrônicas. Há controle de estabilidade, assistência de vetorização, diferencial de bloqueio variável, freios ABS e seis airbags para condutor e passageiro, além de um sistema de proteção lateral. (Colaborou de Victor Alves/Auto Press)

 

Primeiras impressões

Brinquedo de elite

Cidade do México – Os produtos da Porsche têm o costume de chegar bem perto da perfeição. Em cada um dos carros, em específico no 911, cada novo exemplar que é lançado surprende mais uma vez. Mas nem tudo é positivo na versão: o GT3 RS é um “brinquedo” muito refinado, mas menos prático que seu irmão de sangue, o GT3. Isso porque, em caminhos acidentados, o percurso fica “sofrido” e desconfortável, o que prova que seu habitat é uma boa estrada ou mesmo uma pista.

Foi possível avaliar o Porsche GT3 RS no Centro Dinâmico de Pégaso, no México. O circuito tem 2,07 km de extensão, nove curvas e está a 2.580 m acima do nível do mar – o que poderia afetar um motor aspirado, como o deste 911. Mesmo nestas condições, o carro se mostrou surpreendente, com reações brutalmente precisas e rápidas. A estabilidade também se faz muito presente, principalmente nas curvas, onde o carro parece estar cravado no asfalto.

 

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