MotorDream

Testes

Teste: Novo Toyota RAV4 - O quinto poder

10/02/2019 00:00  - Fotos: divulgação
Envie por email


Nova geração do Toyota RAV4 chega ao Brasil neste ano com motorização híbrida, para pagar menos impostos

POR ALEJANDRO KONSTANTONIS
AUTOCOSMOS.COM
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS

       Lá se vão 25 anos desde o lançamento do primeiro Toyota RAV4, em 1994. Nesse tempo, cinco gerações do utilitário esportivo foram reveladas. A primeira durou até o ano 2000. No novo milênio, veio a segunda, a que menos tempo ficou disponível: de 2001 a 2005. A terceira geração foi apresentada em 2006 e foi substituída em 2013, quando chegou às lojas a quarta, que tinha sido mostrada no Salão de Los Angeles, no ano anterior. Foi no ano passado, em Nova Iorque, que o mundo viu pela primeira vez o mais novo RAV4, com a promessa de marketing global no início de 2019. Iniciado o ano, é chegada a hora de conferir como será o desempenho deste novo modelo, que tirou de cena a geração comercializada por sete anos. 

       Durante o Salão de Los Angeles de 2017, a Toyota mostrou um veículo conceitual chamado FT-AC Concept, o Future Toyota Adventure Concept, que trouxe detalhes totalmente inspirados nos veículos 4X4 e para seu uso fora de estrada, além de algo já completamente cotidiano hoje: iluminação totalmente em led. Este conceito foi construído sobre a plataforma T-NGA, mas o que ainda não se sabia era que ali estava a quinta geração do RAV4, desenvolvida sobre a mesma arquitetura modular usada no Prius e no Camry.

       A nova geração do RAV4 é 57% mais rígida e robusta do que a quarta e cresceu em todas as dimensões. São 4,60 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,69 de distância entre-eixos. Já o peso é de 1.700 kg. Por dentro, o utilitário esportivo médio tem couro sintético nos assentos, revestimentos suaves ao toque, sistema multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, compatibilidade com sistema Apple CarPlay – o Android Auto ainda não está disponível – e equipamento de áudio com seis alto-falantes. Na parte inferior do console central, há ainda sistema de carregamento por indução para dispositivos compatíveis.

       A unidade testada traz motorização híbrida, formada por um motor com quatro cilindros de 2.5 litros de 175 cv e 22,5 kgfm de torque, acompanhado por outro propulsor elétrico. Juntos, eles geram 219 cv de potência. A transmissão é CVT com simulação de mudanças de marchas e a tração é dianteira. Previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre, é justamente com o trem de força híbrido que o novo RAV4 deve ser vendido no país. Isso porque a marca japonesa pretende aproveitar os impostos reduzidos para este tipo de automóvel, garantindo assim um preço mais competitivo para o SUV médio. (Colaborou Márcio Maio/Auto Press)

 

Primeiras impressões

Eficiência real

Cidade do México/México – A motorização híbrida garante uma experiência interessante ao condutor de um novo Toyota RAV4. Apesar de não se tratar de um carro vocacionado para a direção mais esportiva, as arrancadas são boas e o carro mostra boa disposição nas ultrapassagens e retomadas. Ao lado da alavanca do câmbio, há um botão EV. A partir dele, é possível se locomover – em baixas velocidades – apenas com o propulsor elétrico, mas para isso as baterias devem estar bastante carga. E convém frisar que o RAV4 não é um carro plug-in, ou seja, a carga das baterias vem das frenagens regenerativas e da própria movimentação do modelo.

       A transmissão CVT consegue entregar um desempenho que não se parece com o típico letárgico dos carros com esse tipo de câmbio. A suspensão filtra muito bem as irregularidades da estrada. Em caminhos sinuosos, os sistemas eletrônicos de estabilidade e tração não tardam a se manifestarem e o CVT possui uma simulação de mudanças manuais bem escalonadas, mas a operação se dá por movimentos de inclinação da alavanca – algo um tanto quanto insosso.

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas